e-bit na mídia

Maior confiança do consumidor faz venda on-line crescer 28% no Natal
30/12/2009 MSN

A maior confiança do consumidor no comércio eletrônico brasileiro fez com que as vendas deste Natal crescessem 28% em comparação com o ano passado, movimentando R$ 1,6 bilhão.

Para Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, empresa especializada em análise do comércio eletrônico, enquanto há poucos anos os líderes eram produtos mais baratos, como CDs e DVDs, agora os compradores já têm dado mais preferência para a compra de produtos com maior valor agregado, como eletrônicos.

“Prova disso pode ser tirada se analisarmos as categorias mais vendidas. A campeã  foi Livros, seguida por Eletrodomésticos, ainda bastante impulsionada pela redução do IPI, e Saúde, beleza e medicamentos. Informática e Eletrônicos ficaram na quarta e na quinta colocação, respectivamente, completando o ranking”, apontou Guasti.

Para o executivo, esse faturamento expressivo mostra que "o consumidor está mais preparado e programado para comprar via web, além de estar com a confiança retomada para fazer compras”.

Maior preparo

Guasti afirma que, neste ano, as lojas virtuais se programaram melhor para atender a todas as demandas, pois, “sem uma estrutura logística, ficaria difícil receber tantos pedidos".

O pico das vendas natalinas ocorreu no dia 16 de dezembro, quando foram realizados mais de 150 mil pedidos – quantidade 50% superior à de um dia normal de vendas.

Em 2008, as vendas de Natal, calculadas no período entre 15 de novembro e 24 de dezembro, haviam movimentado R$ 1,25 bilhão.

O resultado de 2009 é ainda mais importante ao ser comparado com o crescimento nas vendas do varejo físico, que teve volume 6,8% maior neste Natal. O e-commerce norte-americano, também para comparação, teve acréscimo de 15,5% nas vendas deste final de ano.



 

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