e-bit na mídia

Compras na internet facilitam, mas é preciso ficar atento a fraudes
11/12/2009 Circuito Mato Grosso

O comércio eletrônico vem ganhando força no Brasil nos últimos anos e as festas de fim de ano são a época propícia para se beneficiar das facilidades de comprar on-line. Os consumidores, porém, devem ficar atentos às dicas de segurança para evitar que a solução acabe se tornando uma armadilha.


De acordo com estimativas da e-bit, cerca de 64 milhões de brasileiros são usuários de internet atualmente. Desses, cerca de 30 milhões utilizam os serviços de internet banking e também fazem compras na internet. Apenas para este Natal, a previsão é de que o faturamento com as vendas online chegue a R$ 1,6 bilhão.

O coordenador do Movimento Internet Segura, Djalma Andrade, afirma que a maioria dos problemas enfrentados pelos consumidores na hora de comprar pela web poderia ser mitigada com dicas básicas.

"Na internet, não tem mais ou menos problemas do que no comércio convencional", diz ele, que sugere que o cliente que nunca fez compras na rede deve começar com sites indicados por amigos ou mais tradicionais.

Além disso, ele indica que os consumidores devem sempre imprimir os comprovantes de compra e guardá-los, para o caso de problemas futuros.

Se o produto vier muito diferente do adquirido pelo cliente, ou com defeito, é preciso procurar, primeiro, a empresa que fez a comercialização. Se o problema não for resolvido, os usuários devem procurar o Procon de sua cidade. "O usuário é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor também na internet", afirma Andrade.

Veja dicas de especialistas para evitar problemas nas compras on-line:

- utilize apenas o seu computador, atualize o antivírus e não faça compras em lan house
- não clique em mensagens encaminhadas por e-mail por estranhos, eles podem ter programas espiões
- evite propagandas que prometem levá-lo ao site, prefira digitar o endereço na barra quando quiser visitar uma página
- prefira as lojas grandes e conhecidas ou aquelas indicadas por amigos
- busque no site as informações do endereço físico da loja e dos telefones. Toda loja, mesmo que tenha contato online, deve ter um telefone para atendimento ao cliente
- verifique no site se há informação sobre troca do produto e devolução
- leia as informações sobre a política de privacidade da empresa
- desconfie de lojas que não aceitam cartão de crédito e pedem depósitos
- cuidado com preços muito baixos, os produtos podem ser falsificados ou a empresa pode estar sonegando impostos
- fique atento aos prazos de entrega e valor de frete
- arquive ou imprima o pedido feito, a confirmação da loja e eventual e-mail que a loja enviar confirmando a encomenda
- prefira sempre comprar com cartão de crédito, pois este meio de pagamento permite que o cliente evite o desconto quando recebe a fatura
- fique atento ao símbolo do cadeado do certificado digital no canto inferior direito da tela. Ele significa que as informações trocadas entre o seu computador e aquele site estão seguras



 

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